Factores de risco do cancro

 Muitas vezes, os médicos não conseguem explicar porque é que uma pessoa desenvolve cancro e outra não.

No entanto, sabe-se que determinados factores aumentam a probabilidade de uma pessoa desenvolver o cancro, tais como: história familiar, envelhecimento, tabaco, luz solar, radiação ionizante, determinados químicos e outras substâncias, alguns vírus e bactérias, determinadas hormonas, álcool, dieta pobre, falta de actividade física ou excesso de peso, …

Há factores, como a história familiar, que não podem ser evitados. Por isso, deve-se referir sempre ao médico quaisquer dados clínicos familiares relevantes que existam na família.

Factores de risco como os escaldões pela luz solar, o tabaco, o álcool, a dieta rica em gorduras, a falta de exercício físico, etc., devem, sempre que possível, ser evitados.

Se acha que pode apresentar risco aumentado para ter cancro, fale com o seu médico: só assim poderá saber como reduzir o risco e qual será o calendário ideal para fazer exames regulares.

Com o passar do tempo, vários factores podem agir conjuntamente, para fazer com que células normais se tornem cancerígenas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s