Os rastreios oncológicos

oncologicalNão podemos esquecer os rastreios oncológicos (rastreios de cancros)… estão também recomendados em adultos saudáveis. O objetivo é detetar e tratar alterações numa fase precoce, evitando a progressão para cancro.

Cancro da mama

Está recomendado o rastreio em mulheres dos 50 aos 69 anos, através de mamografia, de 2 em 2 anos. Entre os 40 e os 49 anos poderá haver indicação, dependendo da história familiar. As utentes do ACeS Porto Ocidental com indicação para este rastreio são convocadas pela Liga Portuguesa Contra o Cancro para realizarem o exame nas suas instalações, sendo depois o resultado enviado para a própria e para o seu médico de família.

Cancro do colo do útero

Está recomendado o rastreio em mulheres com atividade sexual, pelo menos entre os 25 e os 60 anos, através de citologia cervical (“papanicolau”), de 3 em 3 anos após 2 exames anuais normais.

Cancro do cólon e do reto (intestino)

Está recomendado o rastreio entre os 50 e os 74 anos, através de pesquisa de sangue oculto nas fezes, anual ou de 2 em 2 anos. Há outros métodos, por exemplo a colonoscopia total, que se poderá com intervalos de 5 a 10 anos.

E o cancro da próstata?

Ainda se discute se fará sentido rastrear este cancro. Essa opção deverá ser discutida com o seu médico de família. Caso decida fazê-lo, é através da análise PSA, anual.

(imagem obtida aqui).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s