Exercício físico dá saúde e faz sorrir…

perscrição exercicio fisicoAs doenças crónicas não transmissíveis, como o cancro, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, doenças osteoarticulares e doença mental, são a principal causa de incapacidade e perda de qualidade de vida, sobretudo nos países desenvolvidos. Para prevenir estas doenças, recomenda-se um estilo de vida saudável que inclua a prática de atividade física regular.

E se o seu médico lhe receitasse caminhadas diárias?

Vários estudos têm mostrado que a prática regular de exercício físico está intimamente relacionada com a redução significativa da doença e mortalidade cardiovasculares. Além disso, o exercício físico tem sido utilizado como complemento do tratamento farmacológico (com medicamentos). O exercício físico leva a descidas na pressão arterial, nos níveis de gorduras, no peso e melhoria no controlo da glicose (“açúcares”). Para obtenção dos benefícios descritos, as recomendações internacionais determinam que se realizem, no mínimo, 30 minutos de exercício diário (que pode ser uma simples caminhada) durante 4 ou mais dias por semana.

A consulta médica prévia é fundamental no caso dos doentes com fatores de risco cardiovascular.

Para a realização de uma prescrição segura por parte do médico, é necessário conhecer os problemas de saúde do doente, a sua medicação habitual, os seus hábitos alimentares e estilos de vida.

(imagem obtida aqui).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s