Exercício físico e a doença

atvidade física no ACeS Porto OcidentalTenho artroses, posso fazer exercício?

A prática regular de exercício físico alivia a dor dos ossos e articulações, melhora a mobilidade das articulações e previne as alterações observadas a nível da cartilagem, ligamentos e músculos. Para o efeito, são recomendados exercícios de intensidade moderada, com uma duração mínima de 30 minutos por dia, cerca de 3-4 vezes por semana. Entre as várias modalidades aconselhadas, salientam-se a natação, andar de bicicleta, exercícios de baixo impacto (como a caminhada ou hidroginástica) e/ou treinos de fortalecimento muscular utilizando pequenos pesos com longas repetições.

 

Tenho “ossos fracos”, posso fazer exercício?

O exercício físico é apontado por muitos estudos como sendo importante também no ganho e manutenção da massa óssea, tendo um efeito positivo na osteoporose, através do aumento da massa muscular, da massa ós-sea, do equilíbrio e da diminuição do risco de fraturas. Relativamente ao tipo de exercício para a osteoporose, aconselham-se treinos de sustentação do peso do cor-po, treinos de força e de flexibilidade. Destes são alguns exemplos: a marcha rápida, a prática de dança, uso de pesos livres/elásticos ou Pilates/Body-balance.

 

E em doenças como a depressão?

Tem sido mostrada a importância da atividade física na saúde mental, principalmente na depressão. Já dizia o ditado “Mente sã em corpo são”… São várias as vantagens, desde a sensação de bem-estar no imediato até ganhos a nível de imagem corporal, confiança, autoestima e humor. Há ainda a vantagem da interação social, forte aliada no tratamento da depressão. O exercício deve ser iniciado lentamente e de forma gradual até atingir intensidade moderada. As modalida-des mais aceites são as de fácil realização, promovendo controlo da respiração e concentração (Tai chi, Yoga e Pilates). Uma atividade exigente e vigorosa não está recomendada. Aconselha-se a prática de exercício 3 vezes por semana, com 45-60 minutos de duração, durante, pelo menos, 10 a 14 semanas consecutivas.  

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s