O risco do calor…

Calor em agosto cuidados de saude primariosA cada década que passa, a Terra vai ficando mais quente. Este aquecimento global (isto é, aumento gradual da temperatura média da superfície da Terra), mais evidente e dramático no verão, poderá causar danos significativos na saúde das pessoas e nas comunidades por comprometer fontes de alimento e de água, aumentar o risco de doenças infeciosas, stress pelo calor e descompensação das doenças cardiovasculares e respiratórias.
As doenças provocadas pelo calor englobam um conjunto de situações evitáveis, variando desde problemas ligeiros (como exaustão pelo calor, diarreia, caimbras, dores de cabeça, tonturas) a problemas graves (como confusão, tonturas, alucinações, desmaios).
É, por isso, importante conhecer e ter em consideração os fatores de risco das doenças relacionadas com o calor, nomeadamente: idade superior a 65 anos ou inferior a 15 anos, doenças cardíacas e pulmonares, doenças mentais, acamados e má condição física.
Alguns medicamentos podem agravar a perda de água (certos medicamentos usados no controlo da tensão arterial) ou aumentar a sensibilidade à exposição solar com maior risco de ocorrência de reação alérgica ou queimadura (determinados antibióticos). Em qualquer uma destas situações, consulte o seu médico de família e esclareça as suas dúvidas.
No caso de suspeita de doença relacionada com o calor, o doente deve ser transferido para um local mais fresco, deve ingerir água e colocar água fria/cubo de gelo na face e no pescoço.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s