Boca saudável, corpo a condizer

Concurso Saúde Oral no âmbito do ciclo de conferências Saúde+ ArteExiste uma relação entre a saúde oral e a saúde geral. Na cavidade oral podemos encontrar um número variado de bactérias que podem dar origem a infeções na boca e noutros locais do corpo. A má higiene oral está associada a vários problemas orais como cáries dentárias e doenças gengivais e existe relação entre estas doenças orais e outros problemas de saúde, tais como: parto pré termo, baixo peso à nascença, doença cardiovascular, osteoporose, artrite reumatóide, agravamento da diabetes e maior dificuldade no controlo desta, entre outras.
Para se obter uma boa saúde oral deve-se ter cuidados com a higiene da boca, cuidados alimentares e evitar o consumo de algumas substâncias, como o tabaco.
Escovar os dentes utilizando uma pasta com flúor é fundamental pois reduz a placa bacteriana e aumenta a mineralização dos dentes. A escovagem deve ser realizada pelo menos duas vezes ao dia, sendo a escovagem dos dentes depois da última refeição e antes de se deitar a mais importante. Deve-se ter  particular atenção na escovagem da transição do dente para a gengiva e dos espaços entre os dentes, sendo ainda importante escovar a língua.
A escova deve ser trocada a cada 3 a 4 meses. . A utilização de fio/fita dentária uma vez por dia, preferencialmente à noite, complementa a higiene oral.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s