Cuidar dos nosso dentes é cuidar de nós

1 saúde oral ACeS Porto OcidentalOs primeiros dentes (“dentição de leite”) podem surgir a partir dos 5 meses. É
necessário cuidar dos dentes, assim que surge o primeiro. Nesta fase, basta colocar um pouco de pasta com fluor na escova, a quantidade equivalente ao tamanho de uma ervilha.
A chupeta deve ser abandonada até cerca dos 3 anos de idade, para evitar alterações no desenvolvimento das arcadas dentárias.
É importante estimular as crianças a aprenderem a escovar os “dentes e leite” de forma a melhor tratarem os dentes definitivos, que surgem a partir dos 6 anos.
Síndrome do biberão: Este tipo de cáries atinge crianças que são deitadas de noite com um biberão com leite ou bebida açucarada. A saliva tem inúmeras funções, sendo uma delas a manutenção de uma boa saúde oral. Durante o sono há uma diminuição significativa na sua produção e assim uma diminuição das defesas contra as bactérias que se encontram na boca. Assim se compreende porque é tão importante escovar os dentes antes de se deitar.

One thought on “Cuidar dos nosso dentes é cuidar de nós

  1. Um pequeno texto mas muito esclarecedor. Como pais devemos dar o exemplo na hora de escovar os dentes e ensinar a boa higiene oral aos mais pequenos, ajudá-los, deixá-los fazer mas dar também o nosso toque para que a higiene fique bem feita.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s