Prevenção e tratamento da incontinência urinária feminina

dores de cabeça femininoO tratamento da incontinência urinária obriga a uma intervenção multifacetada, podendo assentar em mudanças nos hábitos de vida, exercícios de fortalecimento dos músculos pélvicos, uso de medicamentos e/ou cirurgia.
As intervenções no estilo de vida são muito importantes na prevenção e controlo da incontinência urinária. Aconselha-se, entre outras medidas, evitar ou controlar a obesidade, o tabagismo, a cafeína e o consumo de certos medicamentos.
A incontinência urinária de esforço é devida à debilidade dos músculos em redor da bexiga: nestes casos, o objetivo principal do tratamento é recuperar a robustez desses músculos. O exercício torna-os mais fortes e capazes de se contraírem rapidamente aquando dos esforços (espirrar, tossir, rir, pegar em pesos, mudar de posição…). Aprenda com o seu médico ou enfermeiro de família a realizá-los.
Na incontinência de urgência, o objetivo é reeducar o hábito de urinar. As mulheres devem esvaziar a bexiga em intervalos regulares ao longo do dia, estabelecendo horários fixos e esvaziando por completo a bexiga a cada ida à casa de banho.
Existem medicamentos que parecem ser eficazes no tratamento da incontinência urinária, sobretudo na de urgência. A cirurgia pode também ser uma opção a considerar. O seu médico de família indicar-lhe-á o tratamento mais adequado para a sua situação clínica.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s