50º aniversário do Plano Nacional de Vacinação

plano nacional de vacinacaoO Programa Nacional de Vacinação (PNV) comemorou, no passado dia 4 de outubro, o seu 50.º aniversário.

Universal e gratuito, o PNV assumiu, desde a sua criação, o objetivo de proteger a população em geral contra as doenças com maior potencial para constituírem ameaças à saúde pública e individual e para as quais há proteção eficaz por vacinação.

Ao longo do tempo, os sucessos do programa coordenado pela Direção-Geral da Saúde traduzem-se na eliminação da poliomielite, da difteria, do sarampo e da rubéola. As elevadas taxas de cobertura vacinal em Portugal, acima de 95%, resultam da existência de um programa de vacinação solidamente implantado, do empenho dos profissionais envolvidos na vacinação e da adesão e confiança da população no PNV.

Mais do que relembrar o sucesso no controlo das doenças evitáveis pela vacinação, assinalar os 50 anos do PNV é também uma forma de chamar a atenção para a importância da vacinação e sensibilizar para os riscos da não vacinação, com o ressurgimento de epidemias por doenças agora controladas, como sucedeu recentemente com o sarampo em vários países europeus.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s