O pequeno-almoço: alguns minutos, grandes benefícios

pequeno almoco

O pequeno almoço é importante para todos, mas é especialmente crucial para crianças e adolescentes Esta refeição deve ser consumida logo após acordarmos. É fundamental para fornecer ao organismo a energia e os nutrientes necessários ao começo do novo dia. Para aqueles que não têm vontade de comer logo de manhã, ao acordar, é aconselhável estimular gradualmente o apetite, começando por ingerir alimentos leves e em pequenas quantidades. Comer uma peça de fruta fresca pode ser uma boa estratégia. Outra será começar por consumir uma pequena porção de flocos de cereais.

Resultados de vários estudos mostram que as crianças que comem o pequeno almoço têm um melhor desempenho na sala de aula e no recreio, com uma melhor concentração, capacidade de resolver problemas e coordenação visual e motora. Este facto também é confirmado em adultos. Há maior risco de acidentes, nomeadamente de viação e de trabalho, nos indivíduos que omitem o pequeno-almoço.

Muitas investigações, tanto com adultos como com crianças, têm demonstrado que quem come o pequeno-almoço tende a pesar menos, comparativamente com aqueles que omitem esta refeição.

Tomar um bom pequeno-almoço em casa, além de trazer vantagens económicas, diminui a tendência para optar por alimentos menos interessantes do ponto de vista nutricional e promove ainda um excelente momento para conviver com a família. Beba leite ou coma iogurte e acompanhe com pão, de cereais pouco refinados, com queijo ou com manteiga ou com compota. O pão pode ser trocado por flocos de cereais ricos em fibras e pobres em açúcar e sal. Para esta refeição ser completa inclua a fruta. Opte pela peça de fruta ou experimente um batido de leite com fruta ou iogurte com fruta.

+

Pode ler aqui o documento

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s