Infeção urinária na mulher: O que é?

O que é?
As infeções do trato urinário (ITU) são processos inflamatórios de causa infeciosa. São uma das infeções bacterianas mais frequentes na mulher. Segundo vários estudos, uma em cada cinco mulheres adultas tem pelo menos um episódio ao longo da vida.
Como aparecem?
As infeções urinárias , na grande maoria dos casos, surgem a partir de bactérias presentes na região do períneo (zona que rodeia o ânus e os genitais), que a partir da abertura da uretra infectam zonas do aparelho urinário
Porque razão afetam mais as mulheres?
As ITU são mais frequentes no sexo feminino por razões anatómicas, uma vez que as mulheres têm uma uretra mais curta, facilitando a passagem de bactérias do exterior para o interior do aparelho urinário.

 

Quais os agentes responsáveis pela infeção?
As bactérias responsáveis pelas ITU mais frequentes são as Enterobacteriaceae como a Escherichia coli (70% a 90%), Proteus mirabilis ou Klebsiela spp.

 

Como se manifesta?
Os sintomas mais frequentes são a dor ao urinar, necessidade de urinar com maior frequência ou ter vontade de urinar mas não conseguir. Também podem estar presentes dor no fundo da barriga, sangue na urina ou urina com cheiro fétido.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s