E os novos anticoagulantes orais?

O dabigatrano, rivaroxabano e apixabano não requerem monitorização através do INR mas exigem da mesma forma vigilância regular pela sua equipa de saúde. A função renal do doente deve ser vigiada.

A dose de medicamento é fixa (podendo em alguns casos ter de ser ajustada, de acordo com características do doente), apresentam menos interações medicamentosas do que os anticoagulantes orais mais antigos, são eficazes e têm vindo a demonstrar que são seguros, embora haja menor disponibilidade de dados de segurança/eficácia a longo prazo.

Como desvantagens, não existe antídoto e têm uma semivida (duração) longa. O seu preço é mais eleva-do do que o da varfarina ou acenocumarol.

E há complicações?

A complicação mais comum dos anticoagulantes é a hemorragia.

São sinais de alerta dores de cabeça, tonturas, urina vermelha, fezes negras ou com sangue e equimoses (pisaduras) na pele ou mucosas. Deverá dirigir-se ao seu médico assis-tente ou ao Serviço de Urgência.

Reduza o risco tendo cuidado ao manusear objetos cortantes e prevenindo quedas (relembre a nossa newsletter nº 38 – dezembro 2014).

Vou ser operado. E agora?

A atitude a tomar vai depender do seu risco individual de trombose/hemorragia e do risco do procedimento a realizar. Há procedimentos considerados de baixo risco hemorrágico, como muitos procedimentos dentários, procedimentos dermatológicos (pele) e cirurgia a cataratas (olhos), para os quais não será habitualmente necessário suspender a anticoagulação oral. Deve ser a sua equipa médica a esclarecê-lo e a tomar essa decisão. Nos casos que exigem suspensão da anticoagulação oral, há medicação que terá de ser feita, de forma a manter o risco de trombose baixo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s