Dez passos para uma alimentação saudável

Dez passos para uma alimentação saudável

Comece pela orientação que pareça mais fácil, interessante ou desafiadora e procure cumpri-la todos os dias. Não é necessário que tente seguir todos os passos de uma só vez nem a ordem sugerida.

 

1 Inicie sempre o dia com um bom pequeno-almoço. Inclua leite ou iogurte, pão ou flocos de cereais pouco açucarados e fruta.

2 Faça pelo menos 5 refeições/dia (pequeno-almoço, merenda da manhã/tarde, almoço, jantar e ceia). Não salte as refeições e coma sempre em ambiente calmo e acolhedor.

3 Consuma diariamente alimentos de todos os Grupos da Roda dos Alimentos na proporção sugerida por cada setor.

4 Prefira produtos menos refinados (integrais).

5 Inicie sempre o almoço e o jantar com uma boa sopa de legumes. Assegure que o 2º prato está colorido, isto é, metade deverá corresponder a hortícolas, um quarto a peixe/carne/ovos e o outro quarto a batata/arroz/massa.

6 Consuma , peixes, carnes magras, aves ou ovos. Retire as gorduras visíveis das carnes antes de cozinhar.

7 Prefira o azeite para cozinhar pois é uma gordura que resiste às temperaturas mais elevadas sem se degradar.

8 Diminua o consumo de alimentos ricos em açúcares, tais como refrigerantes, produtos de pastelaria, batatas fritas e outros snacks, bolachas e sobremesas doces.

9 Diminua a quantidade de sal na comida e não coloque o saleiro na mesa, assim como não consuma produtos pré-confecionados. Use ervas aromáticas, especiarias, alho, cebola…

10 Consuma 6 a 8 copos de água por dia. A água é fundamental para o bom funcionamento do intestino e para uma boa hidratação corporal.

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