Diabetes mellitus no projeto Metis

Divulgamos hoje um artigo sobre a diabetes mellitus do projeto Metis, interessante plataforma de divulgação sobre temas da saúde.

Trata-se de um projeto do Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde da Faculdade de Medicina do Porto e do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde da Universidade do Porto.

*

A diabetes mellitus é um conjunto de doenças que têm em comum o facto de se manifestarem com valores elevados de glicose (“açúcar”) no sangue.
Enquanto a diabetes mellitus tipo 1 costuma aparecer em idades mais jovens e é provocada pela destruição das células do pâncreas que produzem insulina, na diabetes mellitus tipo 2 não existe, no início, falta absoluta de insulina mas sim ineficácia da sua acção.
A diabetes mellitus tipo 2 é muito mais frequente do que a diabetes mellitus tipo 1. Os factores de risco para diabetes mellitus tipo 2 estão relacionados com a obesidade e vida sedentária.
A diabetes mellitus é um importantíssimo factor de risco para doenças cardiovasculares. O bom controlo da diabetes permite diminuir o desenvolvimento das complicações da doença.

*

Leia todo o artigo aqui

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s