Vacinação contra a gripe – 2019

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) terá este ano 1,4 milhões de doses de vacinas contra a gripe para dar gratuitamente a idosos, pessoas em lares ou instituições e para alguns doentes crónicos.

Numa nota emitida esta quarta-feira, 2 de outubro, a Direção-Geral da Saúde (DGS) revela que as vacinas que estarão disponíveis este ano em Portugal são, pela primeira vez, tetravalentes, funcionando para quatro tipos de vírus da gripe (dois do tipo A e dois do tipo B).

De acordo com a DGS, espera-se que estas vacinas tenham maior abrangência em relação às vacinas trivalentes anteriormente utilizadas.

O comunicado esclarece a vacinação contra a gripe vai decorrer a partir de 14 de outubro, e que, no SNS, a vacina é gratuita para os cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos, para pessoas residentes ou internadas em instituições, para pessoas com algumas doenças definidas, para profissionais de saúde do SNS e para os bombeiros.

É recomendada a vacinação aos profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados, incluindo os bombeiros, devido a uma maior probabilidade de exposição e de transmissão da gripe a pessoas com maior risco de complicações.

*
Leia mais aqui

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s