Regras de utilização do Sistema de Retenção para Crianças

e3b116bd-5e8c-4565-9f4f-e1a6cfcebef6_g3lChTpe_contentimage

A Orientação Técnica da Direção Geral da Saúde 001/2010 define as Regras para o Transporte de Crianças em Automóvel desde a alta da Maternidade. A Direcção‐Geral da Saúde recomenda que a segurança no automóvel comece antes do nascimento. As grávidas devem usar sempre o cinto de segurança, colocando a faixa transversal sobre os ossos da bacia, de modo a ficar apoiada em baixo, e a faixa longitudinal sobre o ombro, passando pelo espaço supra-esternal. No último trimestre da gravidez a grávida deve evitar usar os lugares com airbag frontal ou, na impossibilidade, recuar o banco o mais possível. É desaconselhável conduzir no final da gravidez, devido à proximidade do airbag do lugar do condutor. O sistema de retenção para crianças (SRC) deve ser adquirido antes do nascimento do bebé.

O SRC deve ser preso ao automóvel, com o cinto de segurança ou através de um sistema isofix, num lugar sem airbag frontal ativo. O recém‐nascido deve viajar semi‐sentado, desde o primeiro dia. As crianças devem viajar de costas para o sentido do trânsito, até aos 3 ou 4 anos. Em caso de necessidade, só a partir dos 18 meses será admissível que a criança viaje virada para a frente. A partir do momento em que a criança passa a usar um SRC virado para a frente deve verificar‐se se os cintos internos ficam bem ajustados ao corpo. O SRC virado para a frente só pode ser transportado no banco traseiro, salvo as exceções previstas na lei. As crianças com mais de 15kg podem usar um SRC chamado cadeira de apoio ou banco elevatório com costas, em que o cinto de segurança do veículo passa à frente do corpo e o prende em simultâneo com a cadeira, devendo escolher‐se um modelo com encosto regulável em altura e com guia orientadora do cinto ao nível do ombro.

Os diferentes SRC existentes no mercado são classificados em 5 grupos que correspondem a intervalos de peso: 0 (<10Kg), 0+ (<13Kg), I (9-18Kg), II (15-25Kg) e III (22-36Kg).

(imagem obtida aqui).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s