Saúde Mental: Debate em Gondomar sobre «uma ideia a reabilitar»

Aquele responsável falava na sessão “Saúde Mental – uma ideia a reabilitar”, que teve lugar, há dias, em Gondomar. A iniciativa, que decorreu no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Saúde Mental, foi organizada pelo Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do CHP, dirigido por Alice Lopes.

 

Na sua intervenção, Paulo Barbosa lembrou que o envelhecimento da população está associado ao crescimento do número de casos de doenças mentais, “devem ser abordadas não só pelas especialidades hospitalares, como a Psiquiatria, a Medicina Interna ou a Neurologia, mas também, obviamente, pela Medicina Geral e Familiar”.

“Sabemos que os cuidados de proximidade são essenciais e temos consciência que é necessário alargá-los”, frisou, acrescentando que a sociedade moderna trouxe novos desafios e problemas na área da Saúde Mental, associados a uma vida “mais turbulenta”.

O responsável fez questão de sublinhar o empenho do CHP em promover a articulação com os cuidados de saúde primários, considerando como “um dos objetivos” que é transversal a toda a instituição.

Deu mesmo um exemplo muito atual desse empenho: A realização sistemática de colheita de análises num dos centros de saúde do ACES de Gondomar “que foi iniciada recentemente, esperando-se que, em breve, a mesma possa ser alargada a todo o ACES de Gondomar e, posteriormente, ao ACES Porto Ocidental”.

*

(Notícia de Just News – leia toda a notícia aqui

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s