Infeção urinária na mulher: tratamento e prevenção

Como se trata?
O principal tratamento das ITU passa pela toma de antibiótico. A duração do tratamento depende do tipo de antibiótico utilizado, dos sintomas que o doente apresenta, dos antecedentes pessoais e/ou comorbilidades associadas (por exemplo diabetes).

*

Como se previne?
Embora sem nível de evidência e com poucos estudos clínicos válidos, existem algumas medidas gerais que são habitualmente recomendadas: a ingestão de água; a higiene adequada (mas não excessiva, de modo a não alterar a flora vaginal); a micção pós-coito; a micção sempre que tiver vontade (não reter a urina); evitar o uso de espermicidas.

*

Infeções recorrentes e profilaxia
A ITU recorrente não complicada define-se pela existência de pelo menos três episódios de ITU no espaço de 12 meses. Se este for o seu caso, deve agendar consulta com o seu médico assistente para que ele avalie a necessidade de fazer tratamentos preventivos.

*

Como evitar as complicações de uma ITU?
Perante sintomas típicos de infecção urinária a mulher deve recorrer ao médico para ser avaliada e se se confirmar a suspeita, devidamente medicada. A automedicação com antibióticos está contra-indicada. Quando precocemente diagnosticadas e tratadas corretamente, a grande maioria das ITU evoluem para a cura sem complicações.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s