11 Dicas para uma alimentação saudável nos adultos

1. Não se esqueça do pequeno-almoço e evite estar mais de 3h30 sem comer!

O jejum prolongado é prejudicial à saúde. É importante tomar um pequeno almoço completo (leite ou iogurte, fruta fresca, pão ou flocos de cereais) e fazer entre 5-7 refeições por dia!

2. O leite e derivados são importantes em todas as idades!

Beba 0,5 litros de leite/dia e prefira os produtos magros e meios-gordos. Evite o leite condensado e as natas.

3- A água é essencial para se sentir saudável!

Deve beber cerca de 1.5L/ dia de água, chás ou infusões sem adição de açúcar. Os refrigerantes têm muitos aditivos e açúcar pelo que devem ser evitados!

4. O sal é prejudicial à saúde, diminua o seu consumo!

Tempere os cozinhados com especiarias e ervas aromáticas. Não leve o saleiro para a mesa. Evite o consumo de alimentos salgados como os enchidos.

5. Prefira o peixe à carne e sempre que possível utilize carnes brancas!

O peixe e a carne branca (aves e coelho) têm menor quantidade de gordura do que a carne vermelha (porco, vaca, carneiro, cabrito). Retire-lhe a gordura visível!

6. Reduza a quantidade de gordura dos seus cozinhados!

Opte por estufados, cozidos e grelhados. O azeite é a gordura preferível para cozinhar (porque tolera temperaturas elevadas).

7. O pão, os cereais, o arroz, a massa e a batata são uma boa fonte de energia!

A parte externa do grão dos cereais é muito rica em vitaminas, minerais e fibras. Prefira cereais ou produtos feitos de cereais pouco refinados, isto é, em que se aproveitam esses nutrientes da parte externa dos cereais.

8. A sopa é um prato muito rico, não a ignore!

Por conservar a água de cozedura das hortaliças, a sopa tem muitos nutrientes. Pode ainda comer os legumes em saladas cruas ou cozinhadas.

9. A fruta é a melhor sobremesa!

Lave-a muito bem e, se possível, mantenha a casca! Coma até 3 a 5 peças/dia e prefira a fruta da época!

10. Evite o açúcar e os produtos açucarados!

Evite os chocolates, gomas, bolos e rebuçados. Habitue-se ao sabor natural dos alimentos e não adicione açúcar às bebidas ou sumos.

11. Não abuse das bebidas alcoólicas!

Quando consumidas devem ser em moderação e sempre integra-das no almoço ou jantar (máximo: mulheres 1 copo/ dia; homens: 2 copos/dia). São proibidas nas crianças, jovens e grávidas.

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