Cheque dentista para crianças e jovens

crianças e aces porto ocidental O cheque dentista para crianças e jovens no ano letivo 2012/ 2013 destina-se a todas as crianças e jovens que frequentam as escolas públicas ou IPSS nascidos nos anos: 2006 (7 anos); 2003 (10 anos) e 2000 (13 anos).

Para crianças e jovens existem três tipos de cheques dentista: Saúde Infantil, Idades Intermédias (via Médico de Família) e Crianças e Jovens (via Saúde Escolar). O cheque dentista visa o tratamento de cáries, mas também contempla tratamentos preventivos como os selantes de fissura. Use o cheque dentista, não perca esta oportunidade!

Cheque dentista Saúde Infantil

Este cheque é emitido pelo médico de família a crianças até aos 6 anos de idade que apresentem situações graves (dor/infeção) nos dentes de leite. Este cheque visa o tratamento até dois dentes e tem validade de três meses após a data de emissão.

Como obter o meu cheque dentista?

A escola deverá entregar o cheque dentista às crianças abrangidas durante o ano letivo. No entanto, se não receber o cheque dentista até às férias da Páscoa contacte o diretor de turma do seu filho/educando.

Onde posso utilizar o meu cheque dentista?

O cheque pode ser utilizado em qualquer clínica ou médico dentista aderente ao programa. Para saber quais os médicos e clínicas aderentes poderá consultar a lista em http://www.dgs.pt (microsite da saúde oral) ou solicitar informação na sua Unidade de Saúde.

Que tratamentos podem ser realizados com o cheque dentista?

Dependendo da idade a criança tem direito aos seguintes tratamentos:

7 anos – Tratamento e/ou proteção (selantes de fissura) dos primeiros molares permanentes; destartarizações (“limpeza dentárias”); aplicações tópicas de flúor e orientações sobre hábitos de saúde oral.

10 anos – Tratamento e/ou proteção (selantes de fissura) dos dentes pré molares e dos primeiros molares permanentes; destartarizações (“limpeza dentárias”); aplicações tópicas de flúor e orientações sobre hábitos de saúde oral.

13 anos – Tratamento e/ou proteção (selantes de fissura) dos segundos molares permanentes, dentes pré molares e primeiros molares e orientações sobre hábitos de saúde oral.

 Concurso Saúde Oral no âmbito do ciclo de conferências Saúde+ Arte

A quantos cheques tenho direito?

Dependendo do número de dentes com necessidade de tratamento aos 7 e 10 anos a criança poderá ter direito até dois cheques dentista e aos 13 anos até 3 cheques. Os segundos e terceiros cheques dentista são emitidos pelo médico dentista.

Este cheques não permitem o tratamento de dentes temporários (“dentes de leite”).

Quanto tenho de pagar?

O pagamento é o cheque dentista que entrega no consultório médico. Não pode ser cobrado outro valor no âmbito deste programa.

Qual a validade do cheque dentista?

Estes cheques têm de ser utilizados até 31 de agosto de 2013, não sendo possível a sua utilização após esta data. Não perca esta oportunidade!

Cheque dentista Idades Intermédias

Idades Intermédias: Crianças de 8, 9, 11, 12, 14 e 15 anos que completaram tratamento com o cheque dentista Crianças e Jovens no ano anterior (recebido via Saúde Escolar), mas que apresentam novamente cáries nos dentes definitivos. Têm direito a um único cheque que permite o tratamento de até dois dentes. Estes cheques são emitidos pelo Médico de Família.

Outros beneficiários de cheques dentista

As grávidas, idosos beneficiários do Complemento Solidário para Idosos e os utentes com infeção pelo VIH também têm direito a cheques dentista. Informe-se com o seu Médico de Família!

Trabalho 18 saúde oral no ACeS Porto Ocidental

5 thoughts on “Cheque dentista para crianças e jovens

  1. Esta iniciativa do cheque dentista é muito importante. O nosso sistema de saúde devia contemplar medicina dentária principalmente para as crianças, assim como contempla a vacinação. Os dentes também deviam de ser cuidados.

  2. Boa tarde, tenho um filho com 3 anos que tem 9 dentes com cárie, gostava de saber se ele tem direito a cheque dentista. A minha dentista diz que sim já que ele tem um grau elevado de infeção, mas a minha médica de família diz que não.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s