Tenha uma alimentação variada, rica em antioxidantes!

dia mundial da alimentação ACeS Porto OcidentalUm plano alimentar que obedeça à proporção indicada na
roda de alimentos, e que seja diversificado é o ideal para bem
envelhecer. Prefira fruta (2 a 3 peças/dia) e produtos hortícolas,
ricos em água, minerais, vitaminas e flavonoides (que melhoram a circulação venosa). A ingestão destes antioxidantes evitam o envelhecimento celular precoce devido à libertação de
radicais livres (moléculas instáveis que danificam as células, provocando doenças cancerígenas e cardiovasculares).
Consuma tubérculos, cereais e derivados (alimentos ricos em hidratos de carbono). Acrescente frutos gordos (nozes, amêndoas,…), em natureza (sem fritura ou sal adicionado), mas com muita moderação (pequenas quantidades, 2 a 3 vezes por semana), pois eles são ricos em gordura insaturada (com ómega 3 e 6). O ómega 6 pode ser ainda encontrado em óleo de sementes de abóbora e sementes de soja, que também devem ser também devem consumidas com moderação. O peixe é também um alimento rico em ómega 3. Estas gorduras parecem desempenhar um papel importante ao nível das funções cerebrais.
Cozinhe sem gordura. Quando utilizar gordura opte por uma pequena porção de azeite (preferencialmente) ou óleo de amendoim ou banha (gorduras que aguentam melhor o sobreaquecimento). Se tem o colesterol alto prefira leite e iogurte magros, margarina vegetal e macia (em vez de manteiga) e queijo magro. No que respeita às proteínas de origem animal, prefira as carnes brancas (frango, peru, coelho). O ovo cozido pode ser ainda outra alternativa saudável.

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